Clique nos ícones/links da coluna à direita, para ver + MÍDIA SERGIPANA.

domingo, 4 de março de 2018

O que é Jornalismo Digital?

O que é Jornalismo Digital?

Portais de informação, blogs e redes sociais são meios onde jornalistas do mundo todo dividem seus conhecimentos de uma maneira interativa e imediata. A ideia do jornalismo digital foi revolucionária por ter agilizado a troca de informações entre jornalista e leitor, além de permitir que o internauta interaja simultaneamente com outros leitores e com o próprio jornalista.

Assim como na rádio, o texto digital pode ser mais descontraído e informal, além de utilizar de vídeos, fotos, entrevistas e comentários, característica que se assemelha à televisão. Na Internet estão presentes os podcasts em que emissoras disponibilizam as principais notícias de sua programação e textos como os do jornal impresso podem ser publicados sem limites de catéreses. Percebe-se então a internet como uma plataforma capaz de cobrir todas mídias conhecidas até o momento.

As características mais marcantes do jornalismo digital são o imediatismo, a multimidialidade e a interatividade, que juntos formam um grande atrativo para um mundo que está sempre com pressa. As pessoas precisam de um meio rápido e prático para se informar, e a internet proporciona isso.

Conhecer as tecnologias não é essencial somente para jornalistas que queiram trabalhar no meio digital. Hoje, qualquer profissional precisa ter o conhecimento das tecnologias e as diferentes formas de passar informações pela Internet.

Para os profissionais da comunicação, este é o momento de integrar os conhecimentos. Para realizar um bom trabalho na web é essencial integrar os conhecimentos técnicos do jornalismo com a tecnologia da Internet e assim consolidar não o novo jornalismo, mas sim o novo jornalista.

Texto e imagem reproduzidos do site: caminhosdojornalismo.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário